Coronavírus: pelo segundo dia seguido, Minas Gerais tem recorde de mortes registradas em 24 horas | Minas Gerais

2 [ad_1]

Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (5), o estado já teve 139.661 pacientes diagnosticados com a doença, dos quais 3.195 morreram. Foram 3.933 novos casos em 24 horas.

  • Conheça as histórias de algumas vítimas do coronavírus em Minas.

Até esta segunda-feira, outras 120 mortes estavam em investigação. Desde terça, o boletim oficial do governo parou de trazer a informação de mortes suspeitas.

Em entrevista exclusiva à TV Globo nesta terça-feira, o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que, neste momento, o boletim vai vir sem detalhes sobre as mortes, porque o governo está fazendo um ajuste em sua plataforma e também checando eventuais duplicidades de mortes. E comentou sobre os recordes diários de mortes:

"Quando confirmamos um óbito, não significa que ele aconteceu no dia anterior. Significa que no dia anterior recebemos as notificações dos óbitos enviadas pelos municípios. Pode ter óbito de uma semana, de dez dias, até de mais tempo. É a consolidação, e não o número de óbitos. O que estamos fazendo neste momento, como estamos mudando de plataforma, nossa equipe está vendo se não tem óbitos em duplicidade nem óbitos faltando. Durante esta semana, vamos fazer esse ajuste. Aceleramos a notificação e o que estava represado há dez dias vai ser divulgado agora", disse ele.

Enterros aumentaram em julho desse ano na capital mineira. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Mapa do coronavírus em Minas: a distribuição dos casos no estado. — Foto: SES-MG / Reprodução

Dos 853 municípios mineiros, 815 já tiveram ao menos um paciente infectado com a Covid-19. Isso representa mais de 95% do total de cidades no estado.

  • Acesse a tabela interativa com todos os números da Covid-19 nos 853 municípios mineiros

Ocupação dos leitos no estado

Minas tem 139.661 casos de Covid-19